terça-feira, 21 de junho de 2016


   Hoje vou falar um pouco sobre o famoso Museu Louvre e algumas curiosidades. Este maravilhoso museu abriu oficialmente as suas portas no tumulto da Revolução Francesa em 10 de agosto de 1793 e em 1984 o Presidente François Mitterrand encomendou a construção da famosa pirâmide, estrutura feita inteiramente de vidro e aço inoxidável.



  O Museu possui 7 departamentos (Antiguidades Orientais; Egípcias; Gregas, Etruscas e  Romanas; Artes do Islã; Pinturas; Esculturas e Objetos de Arte) e três alas (Ala Sully, onde tem as partes mais antigas; Ala Richelieu e a Ala Denon).
    De Antiguidades Orientais podemos ver a Porta Guardada por touros alados assírios, criaturas com corpos de touro, espécies de montros benfeitores mas com rostos humanos matematicamente calculados para transmitirem uma agradável sensação de calma, serenidade e harmonia.



Interessante também é a estátua de Ebih-il, que possui os olhos formados por pedras lápiz-lazúli.


   Antiguidades Egípcias - possui muitas obras encantadoras  e uma das maiores preocupações dos Egípcios era preparar a sua passagem para o Além, por este motivo há muitos sarcófagos, mas podemos encontrar também os deuses e animais sagrados, como o deus Hórus (uma divindade celestial, representada sob a forma de um falcão e cujos olhos são o céu e a lua).




O escriba "sentado" e de pernas cruzadas diretamente no chão, com um longo papiro desenrolado parecendo que está pronto a anotar as instruções de qualquer alto funcionário.


  Antiguidades gregas, etruscas e romanas - vamos falar da mais conhecida e mais bela Afrodite chamada também de Vênus de Milo, a "Nossa Senhora de Beleza", deusa do amor e filha de Zeus.


Vitória de Samotrácia - é a deusa grega Nike, descoberta em 1863 nas ruínas so Santuário dos Grandes Deuses na ilha grega de Samotrácia, acredita-se que esta escultura representava uma figura de proa de um navio de guerra, para comemorar uma batalha naval.







Artemis ou Diana - é a deusa grega ligada à vida selvagem e à caça, também considerada protetora das crianças e dos animais.


Maria Madalena - de Gregor Erhart








Etruscos
Sarcófagos dos esposos- nesta obra foi imortalizado em argila este casal ternamente
abraçados para a eternidade, podendo ver nos rostos uma graça sorridente e como a esposa esta deitada junto do marido, mostra que na Etrúria , ao contrário da Grécia, a mulher é igual ao homem.



    Pintura-  Um acervo grandioso com obras-primas dos grandes artistas da Europa, como Michelangelo, Rafael Sanzio, Ticiano, Rembrandt, Francisco de Goya, Peter Paul Rubens entre outros.  Entre as inúmeras obras:
 A virgem e o menino com Santa Ana- A obra foi pintada por Leonardo da Vinci entre os anos de 1508 e 1513, é um óleo sobre madeira. Nesta pintura pode-se observar a Virgem Maria sentada no colo de sua mãe Ana e segurando o menino Jesus.



Bodas de Canaã-  é a maior obra do Louvre, fica em frente a obra Monalisa e representa um dos milagres de Jesus "A transformação de água em vinho", onde Jesus e seus discípulos são convidados para um casamento e quando o vinho acaba Jesus realiza esse milagre.




Martírio de São Sebastião- este era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 dc com a intenção de ajudar e pregar os ensinamentos de Jesus para os corações enfraquecidos pelas torturas. Secretamente ele conseguiu converter muitos pagãos. Foi executado amarrado num tronco atacado por flechas. Foi dado como morto e atirado no rio mas foi socorrido e curado. Demonstrando muita coragem, se apresentou novamente e foi açoitado até a morte.


Marquesa de La Solana-uma das obras mais conhecidas de Goya.



A Bela Jardineira - por Rafael, é uma obra cheia de simbolismos religiosos; a camponesa é Maria, a criança Jesus, e o terceiro personagem São João Batista.



A Rendeira - de Johannes Vemeer



Monalisa - quadro mais famoso do museu, conhecida como Gioconda, era mulher do nobre florentino Francesco del Giocondo, que encomendou o Quadro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário