quinta-feira, 2 de junho de 2016

     Vamos começar nossa viagem pela França falando de um museu que não é muito conhecido, mas que me encantou muito. Este museu se chama Museu d'Orsay.
Ele se localiza em pleno centro de Paris, na margem esquerda do rio Sena, próximo ao Louvre . Foi inaugurado em 9 de dezembro de 1986 .
Como eu gosto muito das obras impressionistas e pós-impressionistas, tive um grande apreço pelo local, lembrando que impressionismo teve origem na década de 1870 e se impõe a ambição de olhar o mundo e a Natureza com uma sinceridade absoluta, e como disse Édouard Manet "Faço o que vejo e não o que agrada aos outros verem, faço o que é e não o que não é.""
Neste museu podemos ver a obra mais importante de Édouard Manet - O almoço sobre a relva.



O termo impresionismo aparece pela primeira vez na história da arte em 25 de abril de 1874, durante uma exposição de 35 artistas e deve-se esse nome ao título de um quadro de Monet - Impressão, sol nascente. Porém esta pintura encontra-se no Museu de Marmottan Monet também situado em Paris.



Vemos no museu de d'Orsay uma obra maravilhosa de Monet chamada Papoilas de 1873, nessa pintura está sua mulher Camille e seu filho Jean.


Outra obra famosa, que também gosto muito, e se encontra neste museu é - O Bailo do Moinho de la Galette de August Renoir.



E não podemos esquecer também das obras de Van Gogh, como a Noite Estrelada sobre o rio Ródano, mesmo não sendo o mais famoso, pois o Noite Estrelada mais conhecido esta no Museu MOMA de Nova York.

Essa obra à seguir, de Henri Fantin-Latour, apresenta os pintores pousando. Eis Manet, diante de seu cavalete, rodeado da esquerda para a direita, pelos pintores Otto Scholderer e Augusto Renoir, pelos críticos Zacharie Astruc e Émile Zola, o amador de arte Edmond Maître e os dois pintores Frédéric Bazille e Claude Monet.


Neste museu se encontra muitas esculturas, porém vou me ater neste momento somente às pinturas. É um espaço realmente muito interessante e apaixonante.











Nenhum comentário:

Postar um comentário