Tenho o prazer de lhes contar como foi meu passeio por Amsterdã-Holanda. E quem vai para Amsterdã lembra logo da Casa de Anne Frank, que pôde ser vista no filme A Culpa é das Estrelas ( filme emocionante) e também Museu Vincent van Gogh, com obras do grande gênio da arte pós-impressionista que teve grande influência do Impressionismo.
No livro Cartas à Theo podemos conhecer muito do que se passava pela cabeça desse pintor, devido às cartas constantes que van Gogh escrevia para o irmão contanto sobre seus sentimentos, suas angústias, coisas corriqueiras do dia-a-dia e o andamento de suas pinturas.
Vincent van Gogh nasceu a 30 de março de 1853, filho de Theodorus van Gogh e Anna Cornelia Carbentus, teve mais 6 irmãos - no museu podemos ver a árvore genealógica.
Com 16 anos começou a trabalhar na galeria The Hague, empresa de que era sócio o tio de Vincent, depois resolveu estudar Teologia, foi pastor na Bélgica, e mais tarde por incentivo de seu irmão Theo começou a pintar quadros. Theo nessa época era negociante de artes em Paris e começou a financiar e ajudar o irmão, também o apresentou à grandes artistas da época como: Paul Gauguin, Paul Cézanne, Camille Pissarro, Georges Seurat e Émile Bernard. Existe até um episódio muito conhecido onde em Arles, sul da França, Vincent recebe uma visita de seu amigo Gauguin e após uma discussão van Gogh corta a sua própria orelha.
Vincent van Gogh, não teve uma vida fácil, sua vida foi marcada por pobreza e transtornos mentais, em vida conseguiu vender uma única obra e teve um fim trágico se suicidando com um tiro no peito aos 37 anos. Theo, por sua vez, morreu logo em seguido aos 33 anos, devido à uma depressão profunda causada pela morte de seu querido irmão.
Foi Johanna van Gogh-Bonger (1862-1925), esposa de Theo, que administrou a coleção após a morte do marido e foi devido ao seus esforços que os quadros de seu cunhado ganharam reconhecimento.
Girassóis
Girassóis
Este museu é muito bem dividido, onde pode-se ver toda a evolução do pintor e seu interesse em certa época de sua vida por figuras japonesas.
Também consegue chamar a atenção das crianças com um bloco de papel ( dado na entrada) e a criança vai ter que descobrir em cada sala o que está faltando sobre uma determinada obra e no final quem descobrir todas os mistérios ganha um brinde.
Ponte com chuva
Também consegue chamar a atenção das crianças com um bloco de papel ( dado na entrada) e a criança vai ter que descobrir em cada sala o que está faltando sobre uma determinada obra e no final quem descobrir todas os mistérios ganha um brinde.
Um dos destaques no museu é a obra "Os Comedores de Batata", nesta obra a intenção do artista era criar uma pintura camponesa e salientar o fato de "terem cavado a terra com suas próprias mãos, que colocam nos pratos e [...] que mereceram os alimentos de forma tão honesta".
Os Comedores de Batata
Os Comedores de Batata
Este quadro "Campo de Trigo com corvos", foi pintado durante as últimas semanas de Vincent van Gogh, fase em que estava bastante deprimido e preocupado com sua situação financeira e de Theo. Vincent mostrava em suas cartas que sentia ser um fardo para seu irmão.