domingo, 9 de agosto de 2015

Olá
Como vocês estão?

Quinta passada tive minha primeira aula de sueco, vou passar algo pra vocês terem uma noção:

Jag (pronuncia iogue)= eu

Ex:  Vad heter du?
        Como você se chama?
        R: Jag heter Fabíola.

        Jag är från brasilien.
        Eu sou brasileiro.

        Ja(ia) = sim
        Nej(nei) = não          
        Tack = obrigado

Ontem fomos comer um churrasco na casa da família da professora de sueco, que é brasileira e conheceu um sueco em São Paulo e mora aqui há 14 anos. Bom, churrasco aqui não é sinônimo de picanha e sim salmão grelhado (neste caso), pois nossos amigos brasileiros que moram na Noruega há tempo já entraram na cultura e fizeram um churrasco de pão com salsicha, isso foi na praia Norueguesa, que tem um pedacinho de areia o resto é grama e o pessoal fica de roupa (shorts, camiseta) curtindo o verão, e as crianças se metem naquela água gelada.
Voltando à Suécia, olha que interessante:  cada sueco recebe ao nascer uma colherzinha linda onde esta desenhada um relógio com o horário que ele nasceu, altura e peso, como esta aqui:


Agora à tarde fui a uma praia sueca, peguei um barco escolhi uma ilha e lá fui tomar meu solzinho, mas aqui as pessoas trocam de roupa na praia mesmo (litoral), escolhem um cantinho, lá ficam e colocam seus biquínis e umas nem colocam a parte de cima, para tirar a parte de baixo depois que saem da água ficam segurando a toalha.  Isso é tão comum aqui que ninguém olha e nem repara, cada um cuida de si, do sossego e do seu  bem-estar. Ficam lendo, fazendo o seu churrasco sueco. Maravilha, não?

             obs : Quem é louca por café(como eu) fica no restaurante do barco tomando um cafezinho e olhando a paisagem na ida e na volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário