Freud nasceu na região da Moravia, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro hoje na República Tcheca. Sua mãe Amélia era a terceira esposa de Jacob, um modesto comerciante.
A família mudou-se para Viena em 1860 e aos 17 anos Freud começou a estudar medicina. Durante sua vida escreveu um grande número de livros: Psicologia da vida Cotidiana, Totem e tabu, A interpretação dos sonhos, O ego e o Id e muitos outros. Neles, ele responsabilizava a repressão da sociedade, que não permitia a satisfação de alguns sentimentos, considerando-os errados do ponto de vista social e religioso. Dizia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora.
Tratava seus pacientes com a interpretação dos sonhos e também através do método de livre associação , fazendo com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viesse a cabeça. Com esse método ele era capaz de desvendar os sentimentos "reprimidos". Após desvendá-los ele os estimulava a colocarem esses sentimentos para fora. Desta forma, ele conseguiu curar muitos pacientes.
Conheceu Martha Bernays e querendo se casar com ela, teve que trabalhar no Hospital Geral de Viena, deixando de ser apenas um estagiário e passando a receber um salário. Passa a trabalhar com Josef Breuer, especializado em moléstias nervosas e esse lhe narra a história de uma paciente que era considerada depressiva e hipocondríaca; distúrbios emocionais que naquele período era conhecido como histeria. Sob hipnose ela revela a Breuer lembranças de sua infância, o que lhe provoca uma melhora significativa após o transe. Este caso influencia intensamente as pesquisas de Freud, embora mais tarde ele abandone a hipnose ao descobrir o método da livre associação, citado acima.
Outro de seus conceitos é o complexo de Édipo, sendo influenciado pela tragédia Édipo Rei, de Sófocles. Nesta peça Édipo, sem saber que Jocasta era sua mãe, se casa com ela, após assassinar seu pai, Laio, não sabendo do parentesco entre ambos. Ao descobrir a verdade, ele cega a si mesmo enquanto a mãe se suicida. Este conceito refere-se a uma fase no desenvolvimento infantil em que existe uma "disputa"entre a criança e o progenitor do mesmo sexo pelo amor do progenitor do sexo oposto.
Em 1923 com quase 70 anos, completou a revisão de sua teoria "O ego e o Id", formulou um modelo estrutural da mente como constituída de três partes distintas, mas que interagem entre si. Essas partes são o Id, o ego e o superego. O Id é o incosciente, o superego é o consciente e o ego é o mediador entre os dois. Essa é considerada a teoria de Freud sobre a personalidade humana.
David Cohen em seu livro: Freud e a cocaína, afirma que a psicanálise surgiu de um experimento com a cocaína que não deu certo. Freud fazia uso da cocaína e receitava a seus pacientes, pois considerava a cocaína como fundamental para curar "as doenças da alma",como hipocondria, depressão, melancolia e prostração nervosa.
Freud fez uma série de experiências com colegas e pacientes, na base da tentativa e erro, uma dessa se tornou desastrosa quando o médico Ernst Fleischl-Marxow, que usava cocaína para aliviar dores, desenvolveu uma psicose associada à dependência da droga, morrendo tempo depois aos 45 anos. Assustado, Freud deixou de receitar a seus pacientes, pois percebeu também que os pacientes ficavam perigosamente viciados, decidiu então trata-los de outra forma, sem medicamento, baseado na escuta, na fala, na análise dos sonhos e nos seus laços com o inconsciente, nascendo assim psicanálise, segundo David Cohen.
Em 1936, muitos dos livros de Freud foram queimados pelos nazistas e devido ser judeu teve que fugir para a Inglaterra. Morreu de um câncer no palato aos 83 anos.MUSEU EM VIENA
ENTRADA
SALA ONDE ATENDIA SEUS PACIENTES
SALA DE ESPERA