quarta-feira, 4 de maio de 2016

Olá, continuando o nosso passeio em Roma, aqui estou para falar sobre a obra mais grandiosa de Michelangelo que seria suas pinturas na Capela Sistina. Esta capela tem este nome pois foi construída pelo papa Sisto IV.
  Quem teve a oportunidade de conhecer esta Capela em Roma, deve conhecer um pouco da obra "Juízo Final", que esta expressa na parede do altar da Capela como também a  magnífica pintura no teto.
Michelangelo naquela época era muito conhecido como escultor e ficou meio aborrecido de ser incumbido de pintar algo daquela grandiosidade, mas aceitou e por ter um grande conhecimento em anatomia pode-se perceber a perfeição da obra.
  No teto, na superfície da Abóbada podemos ver que nas áreas triangulares ele alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares os episódios do gênese . Michelangelo tinha que deitar de costas e pintar olhando para cima, ficou tão habituado a essa posição que quando recebia uma carta colocava ela
em cima da cabeça para ler.
  Talvez a mais impactante pintura na Abóbada seja a criação de Adão, este está deitado estendido e quase toca o dedo de Deus que esta do outro lado, com seu anjos e uns historiadores dizem que Eva também esta lá. Nessa cena é como se Adão desperta de um sono profundo e olha a face de seu criador.



   Na parede do altar da Capela está representada o Juízo Final, nesta obra podemos perceber que há uma alusão às almas que podem ascender ao paraíso ou descer para o inferno, dependendo do julgamento de Cristo e pode-se observar quatro cenas na obra : as duas primeiras pertencem à ordem celestial e as duas últimas ao mundo terreno e ao inferno. Na parte superior central esta Cristo cercado por seus apóstolos e o que mais chama a atenção é São Bartolomeu com uma faca na mão direita e uma pele humana na mão esquerda, representando sua morte por esfolamento, e ainda historiadores dizem que Michelangelo  se autorretratou na figura da pele de Bartolomeu.
   Essa obra foi muito criticada e Michelangelo foi acusado de ser insensível, imprimindo um estilo muito pessoal. Foi criticado principalmente pelo mestre de cerimônia  do papa, seu nome Biaggio de Cesena, este acusou a obra de ser uma desgraça por expor figuras despidas, então Michelangelo enfurecido pintou Cesena na figura de Minos - o juíz do submundo no canto inferior direito da obra- e o que foi mais interessante que ele o desenhou com orelhas de burro com uma cobra para esconder sua nudez.










terça-feira, 3 de maio de 2016

Olá pessoal,
  Hoje vamos falar de Roma, estava andando por aquelas ruas estreitas de Roma, e me veio à memória o filme da Julia Roberts (Comer , Rezar e Amar), de repente você chega num beco com 5 esquinas à sua frente, e agora que rua eu pego? rsrs
  Mas não podemos falar de Roma sem contar um pouco sobre a história da cidade, todos sabem que segundo a lenda, Roma foi fundada pelos  irmãos : Rômulo e Remo, que foram abandonados quando bebês e foram criados por uma loba e um tinha que reinar , então Rômulo foi mais rápido assassinou seu irmão Remo, dando início à cidade de Roma em 753 ac.
 E o Coliseu- que obra grandiosa, foi construída no reinado de Vespasiano, general sem sangue real, pois com a morte de Nero teve que ocorrer uma disputa para ver quem seria o próximo a reinar.  Então Vespasiano se tornou imperador, construiu o Coliseu com a finalidade de divertir o povo Romano, como: com  matanças que começavam de manhã até o anoitecer; pela manhã os animais matando humanos; pela tarde o desafio entre os prisioneiro e à noite os grandes gladiadores, e o povo adorava ver essa luta sanguinária. Mas não podemos discordar que o Coliseu é uma obra magnífica visando que naquela época não havia tecnologia, computação gráfica e maquinário adequado. 






A construção do Coliseu teve início no ano de  72 DC, e foi financiado pela venda de relíquias preciosas roubadas de templos judaicos durante o saque de Jerusalém e 12 mil prisioneiro judeus foram trazidos para construir o Coliseu.  Isso faz parte da história e é muito interessante ter conhecido um pouco disso tudo. Na próxima postagem vou falar sobre a Capela Sistina, esse assunto também vale a pena você ficar de olho. Falo com vocês amanhã . Até