Quem teve a oportunidade de conhecer esta Capela em Roma, deve conhecer um pouco da obra "Juízo Final", que esta expressa na parede do altar da Capela como também a magnífica pintura no teto.
Michelangelo naquela época era muito conhecido como escultor e ficou meio aborrecido de ser incumbido de pintar algo daquela grandiosidade, mas aceitou e por ter um grande conhecimento em anatomia pode-se perceber a perfeição da obra.
No teto, na superfície da Abóbada podemos ver que nas áreas triangulares ele alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares os episódios do gênese . Michelangelo tinha que deitar de costas e pintar olhando para cima, ficou tão habituado a essa posição que quando recebia uma carta colocava ela
em cima da cabeça para ler.
Talvez a mais impactante pintura na Abóbada seja a criação de Adão, este está deitado estendido e quase toca o dedo de Deus que esta do outro lado, com seu anjos e uns historiadores dizem que Eva também esta lá. Nessa cena é como se Adão desperta de um sono profundo e olha a face de seu criador.
Na parede do altar da Capela está representada o Juízo Final, nesta obra podemos perceber que há uma alusão às almas que podem ascender ao paraíso ou descer para o inferno, dependendo do julgamento de Cristo e pode-se observar quatro cenas na obra : as duas primeiras pertencem à ordem celestial e as duas últimas ao mundo terreno e ao inferno. Na parte superior central esta Cristo cercado por seus apóstolos e o que mais chama a atenção é São Bartolomeu com uma faca na mão direita e uma pele humana na mão esquerda, representando sua morte por esfolamento, e ainda historiadores dizem que Michelangelo se autorretratou na figura da pele de Bartolomeu.
Essa obra foi muito criticada e Michelangelo foi acusado de ser insensível, imprimindo um estilo muito pessoal. Foi criticado principalmente pelo mestre de cerimônia do papa, seu nome Biaggio de Cesena, este acusou a obra de ser uma desgraça por expor figuras despidas, então Michelangelo enfurecido pintou Cesena na figura de Minos - o juíz do submundo no canto inferior direito da obra- e o que foi mais interessante que ele o desenhou com orelhas de burro com uma cobra para esconder sua nudez.