quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Olá pessoal
Vou contar um pouco sobre minha viagem a Londres. Fui com uma mochila nas costas, em um avião sem nenhum conforto, pois o interesse era pagar barato e curtir Londres. O hotel era ótimo, também com um preço muito bom e com café da manhã incluso. 
O aeroporto é longe de Londres, tivemos que pegar um ônibus por mais 1 hora e meia, ele nos deixou próximo do nosso hotel. Fomos andando até o hotel e havia umas ruas pequenas entre prédios, onde havia pub's e restaurantes. Muitas pessoas de gravata e mulheres de terninho indicando que haviam saído do trabalho e estavam tomando a sua "pint". Caso frequente entre os moradores de Londres. 
Entramos em uma dessas ruazinhas e tinha uma banda tocando, um pessoal dançando e tomando sua cerveja. Estavamos com muita fome e entramos em um restaurante espanhol "La Tasca", fomos super bem atendidos comemos uns petiscos tomamos uma cerveja. A cerveja que eu tomei - deixa eu ver no Untappd, esse aplicativo vicia mesmo - Mahou cinco estrelas( cerveja da Espanha mesmo). Fomos para o hotel Hilton Tower Bridge, caminhando à noite e avistamos a Tower Bridge. Linda visão para a chegada. 
No outro dia nossa primeira visita foi à Tower of London, visita inesquecível. Na entrada, para você ter acesso à capela real onde estão enterradas as pessoas mais importante que foram executadas naquele lugar, tem que ser na companhia de um Yeomam Wanders, sem custo, só ver que horário eles fazem o tour.
As pessoas foram enterradas embaixo da laje da capela, talvez a pessoa mais conhecida que ali está é a Rainha Ana Bolena. Quem assistiu o filme: A Outra; com Natalie Portman e Scarlett Johansson, viu a história de Ana Bolena com Henrique VIII e a ruptura com a Igreja Católica. Este rei era casado com Catarina de Aragão, porém ela foi incapaz de lhe dar um herdeiro homem para dar continuidade aos Tudor.  Henrique VIII apaixonado pela sua amante Ana Bolena, pediu anulação do casamento, porém a Igreja Católica negou-o o pedido e então ele rompeu com a igreja e se tornou o chefe supremo da igreja da Inglaterra. Casou-se então com Ana Bolena e esta lhe deu uma filha Elizabeth I - que mais tarde governaria a Inglaterra por aproximadamente 50 anos . Ana Bolena queria lhe dar o filho homem, porém não se sabe ao certo mas ela foi acusada de incesto, adultério e traição contra o rei e  foi executada ali na Tower of London e enterrada ali também. Existem rumores também que Henrique VIII já estava planejando seu casamento com Jane Seymour, ele ao todo teve 6 esposas.
  Na Torre branca (White Tower)  ao centro, encontra-se hoje uma exposição do Arsenal Real, incluindo a armadura que pertencia à Henrique VIII.
  Na The Jewel House, encontra-se as jóias da coroa - não as de uso pessoal da rainha, mas sim os adornos cerimonias usados durante a coroação. Possui muitas coroas, espadas e o cetro com o diamante chamado de Estrela da África. A mais antiga peça da coleção é a colher de unção do séc. XII, usada para ungir o soberano com o óleo santo. Além das espadas, a colher foi a única peça que ficou depois da destruição da Torre, ordenada por Oliver Cromwell após a execução de Carlos I.
Outro objeto em exibição é a Ampulla, um frasco de ouro que também é usado para unção do monarca durante a coroação. 
Carlos I foi executado e quem assumiu foi Oliver Cromwell, porém depois de um tempo o povo inglês resolveu escolher novamente a monarquia e subiu ao trono Carlos II, recuperando as jóias da coroa.
Você pode ver também corvos presos em blocos fechados, pois segundo a lenda se os corvos partirem da Torre a monarquia cairá.

                       Capela Real


Torre Branca



Armadura de Henrique VIII

Arsenal Real










Memorial on Tower Green



Corvos presos


Um Yeomam Wanders


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Oi Pessoal

Gostaria de falar hoje sobre um lugar histórico que é muito conhecido na Inglaterra e é um tema bastante abordado. Não conheço pessoalmente e nesta viagem que vou fazer para a Inglaterra no dia 20 de novembro, não vou poder conhecer ainda, mas como vou para Bournemouth em janeiro com certeza vou conhecer.
  Stonehenge, sendo um dos principais monumentos arquitetônicos do período Neolítico, foi descoberto em 1925 em Salisbury que fica apenas 90 minutos de Londres. No período neolítico os fenômenos astronômicos também estavam sendo desenvolvidos e parece que as pedras foram dispostas de acordo com a posição do sol. Acredita-se também  que era um local onde aconteciam rituais, pessoas faziam peregrinações em busca da cura  e que as pedras tinham poderes mágicos. As pedras são de 4,5 mil anos atrás e possuem mais de 4 metros de altura.
 Saiu recentemente uma reportagem na revista Super Interessante falando que os arqueólogos encontraram uma casa 1000 anos mais antiga que o monumento. Que os primeiros imigrantes da Europa Continental podem ter erguido o mesmo. Por ser um patrimônio histórico quis enfim falar sobre este tema. Quando conhecer espero sentir boas energias para poder contar e transmitir para vocês. bjs





Stonehenge